Rota Frango e Cachaça: turísmo para conhecer a região do Circuito das Grutas

Quem já conhece ou quer conhecer os atrativos turísticos do Circuito das Grutas, agora tem mais um motivo para desbravar a região. A Rota Frango e Cachaça do Circuito Turístico das Grutas está de portas e braços abertos para receber turistas e visitantes queiram se deliciar com pratos recheados de história e pertencimento. Idealizada pela Instância de Governança Regional (IGR) Grutas em parceria com o Senac Minas, a Rota foi lançada no final de setembro em Sete Lagoas e em Brasília. Estão participando 34 restaurantes, cachaçarias e destilarias contemplando 15 cidades mineiras: Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Confins, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Santana de Pirapama, São José da Lapa e Sete Lagoas.

 “Como iniciativa para aumentar a visibilidade do “Destino Turístico Grutas”, a Rota Frango e Cachaça chega como possibilidade de diversificação da atividade turística no Circuito Turístico das Grutas, tendo como foco a gastronomia regional”, ressalta a presidente da IGR Grutas, Mariela França. A Diretoria de Gastronomia do Senac Minas, coordenada pelo Chef Edson Puiati, proporcionou a estruturação técnica para que a gastronomia brilhasse como atrativo turístico. Foram oferecidos treinamentos e capacitações para toda cadeia produtiva. Além disso, o território da IGR Grutas e seu fazer culinário foi amplamente estudado pelas pesquisadoras do Programa Primórdios da Gastronomia Mineira do Senac Minas, que encontraram no frango um elemento de valor histórico, cultural e gastronômico para este território.

Cada estabelecimento gastronômico participa da Rota com um prato que tem o frango como ingrediente principal, seja o tradicional frango ensopado com seus diversos acompanhamentos, como hambúrguer, isca, bolinho, nugget, recheio de empada, torta ou pizza. E todos esses pratos foram deliciosamente harmonizados com bebidas das destilarias e alambiques da região.

Passaporte

A Rota Frango e Cachaça tem um passaporte digital, onde é possível ver todos os pratos participantes e informações detalhadas sobre os restaurantes e destilarias. Disponível no site do Circuito das Grutas ou no Instagram da Rota Frango e Cachaça, o passaporte digital é bem simples de usar pois não exige que o usuário baixe um aplicativo. “É um site onde o consumidor faz seu cadastro e, ao visitar um estabelecimento participante da Rota Frango e Cachaça, utiliza o QR Code exclusivo do local para “carimbar” o prato que experimentou. Após a degustação, o consumidor avalia o prato e o atendimento do estabelecimento, ajudando a medir a qualidade da experiência. Ao completar todo o passaporte, a pessoa recebe um certificado”, explica o CEO da ferramenta E-passaporte, Lucas Muniz.

Para Lucas, “desenvolver o Passaporte Digital para a Rota Frango e Cachaça foi um desafio estimulante. Desde o início, percebemos a importância dessa rota no Circuito Turístico das Grutas e buscamos adaptar nossa plataforma às necessidades específicas da região. O que antes era um sistema utilizado em festivais gastronômicos sazonais, agora é uma solução perene, oferecendo um passaporte digital acessível em qualquer época do ano. A Rota Frango e Cachaça é um marco importante para o E-Passaporte e para o turismo da região. O Circuito Turístico das Grutas tem um enorme potencial gastronômico e cultural. Estamos empolgados em contribuir para que essa experiência seja interativa, sustentável e prática tanto para os turistas quanto para os estabelecimentos participantes”.

Lançamento

A Rota Frango e Cachaça foi lançada oficialmente em um evento no dia 21 de setembro na Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, que reuniu agentes de turismo, imprensa, autoridades municipais, patrocinadores e os participantes da Rota. O evento contou a presença do presidente da Fecomércio Minas, Nadim Donato, o diretor de Gastronomia do Senac Minas, Chef Edson Puiati e da presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Tereza Lemos. Houve uma solenidade com apresentação dos resultados dos estudos do Programa Primórdios da Gastronomia Mineira do Senac Minas e entrega do certificado para os participantes. Na ocasião também foi apresentado o passaporte digital. O evento contou também com apresentações culturais regionais, cozinha show com Chef Edson Puiati e barracas de alguns dos restaurantes e destilarias participantes.

Na sequência, a Rota foi lançada na ABAV Expo, em Brasília, nos dias 26, 27 e 28 de setembro no stand Minas Gerais com Cozinha Viva pelo Chef Henrique Burd e pela a salgadeira Hosana Melo e o Coquetelaria Show com o bartender Victor Quaranta utilizando os destilados que participam da Rota.

A ABAV Expo é considerada a maior feira de turismo nacional e lá foram apresentados a Rota, o passaporte e os restaurantes e parceiros integrantes à imprensa especializada em turismo nacional e aos Agentes de Viagem de todo o Brasil.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×