Aumento dos lucros, novas áreas de plantio e redução dos riscos de perda de produção são algumas das vantagens
A irrigação é uma prática agrícola que utiliza um conjunto de equipamentos e técnicas para suprir a deficiência hídrica das culturas plantadas. Sendo um processo fundamental para o desenvolvimento e produtividade da agricultura, pois seu manejo adequado permite melhorar significativamente os resultados da produção.
O sucesso de uma cultura agrícola está relacionado a um eficiente projeto de irrigação, visando o não desperdício de água, e a uma tecnologia que atinja os resultados desejados com bom custo-benefício. Além disso, devido ao aumento da produtividade (produção nas entressafras) e qualidade dos produtos, há também o aumento dos lucros para o produtor.
No Brasil, sistemas de irrigação na agricultura são amplamente utilizados, tanto devido a diversidade de biomas presentes em todo o país, quando pelas facilidades operacionais – alta eficiência de aplicação, distribuição adequada da água para cada tipo de cultura, de modo a evitar estresse hídrico nas espécies cultivadas. Contudo, para cada tipo de clima, relevo e plantio há um tipo de irrigação, fatores como as características do solo e a captação da água são importantes no momento de decidir qual o modelo ideal para você.
Quando o assunto é irrigação existem diversos equipamentos que podem auxiliar para uma maior eficiência no plantio. A motobomba, conhecida também como bomba d’agua, é um equipamento que possibilita a retirada de água de rios ou açudes e direcioná-la para a plantação. Mas, para que funcione com a maior capacidade possível é preciso levar em conta alguns aspectos importantes como a altura, a pressão e o desnível.
Deixe um comentário