A “1º Festa do Leite” de Minas Gerais aconteceu em Sete Lagoas, em 1969

Por Marcelo Guimarães, editor do TEMPO VERDE e da Revista COOPERANDO

“Nascendo de uma pequena ideia que logo tomou corpo e cresceu vigorosamente, tivemos oportunidade de ver realizado no período de 15 a 24 de novembro passado a “1ª Festa do Leite”, que foi reconhecida pelo Governo do Estado como a “Festa Estadual do Leite”, através do decreto de nº 12.157, de 5 de novembro de 1969, publicado no “Minas Gerais”, informou o jornal (hoje revista) COOPERANDO, através da sua edição número 6, que circulou em dezembro do mesmo ano.

“Com a participação de nossa Cooperativa, da Prefeitura Municipal, Plamam, Acar, todos os clubes de serviço da cidade e diversas outras entidades, está programada para o período de 14 a 24 de novembro a “1ª Festa do Leite de Sete Lagoas”, dentro da semana de comemorações do aniversário da cidade.

Pelo programa das festividades, do qual todos tomarão conhecimento, observa-se a possibilidade do mais absoluto sucesso, principalmente levando-se em conta a participação, num esforço único, de todas as classes representativas da cidade, para o êxito e brilhantismo de uma festa que será do povo.

Com a grande publicidade que está sendo feita, com os inúmeros ofícios que estão sendo encaminhados, esperamos poder ter, durante a realização da festa, a presença de ilustres autoridades e de delegações de muitas outras cidades.

Para uma festa que pretendemos tornar tradicional, repetindo-se anualmente, todo o esmero na sua organização será pouco, pois devemos dar uma demonstração de pujança e entusiasmo pela mostra de nosso principal produto. Para isto, além da participação ativa de nossa Cooperativa, necessitamos também do apoio imprescindível de todos os nossos associados, para que possamos promover o seu produto numa festa que é sua e que deverá ser coroada de pleno êxito.

Assinado pelo Exmo. Governador do Estado, foi publicado no “Minas Gerais de 6 do corrente (novembro de 1969), o Decreto nº 12.157 que institui oficialmente em Sete Lagoas a “Festa Estadual do Leite”, cuja realização se fará anualmente obedecendo à programação das entidades patrocinadoras e dentro das possibilidades, concomitantemente com as comemorações de aniversário da cidade”, dizia a COOPERANDO nas edições anteriores a realização do evento.

RAINHA DO LEITE – Os votos para eleger a Rainha do Festival do Leite se deu através da venda de copos. Viviane Abreu Cotta, candidata do Lions Clube de Sete Lagoas, foi a vencedora, através da venda de 9.000 copos. E as princesas: Maria Cecília Freitas Reis Campolina, candidata do Rotary Clube (com 7.581 votos) e Cibele Terezinha Fraga, candidata do Lions Clube Sete Lagoas Centenário (com 4.823 votos).

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *