Entrevista com o Presidente do Sindicato Rural de Sete Lagoas, Rodrigo Nogueira, publicado na Revista COOPERANDO de 15 de julho.
“Sempre gostei de fazenda. Fui criado indo nas fazendas dos tios e primos. Na maioria, fazendas de pecuária leiteira, que sempre foi muito forte na nossa família, a Nogueira. Daí veio o sonho de também ter uma propriedade”, explica o empresário e produtor rural Rodrigo Nogueira Ferreira, que assumiu a presidência do Sindicato Rural de Sete Lagoas recentemente, em fevereiro deste ano, e passou a ser associado da Coopersete.
“Fechamos parceria com Cooperativa Central de Produtores Rurais (CCPR). Desde o dia 1º de julho compramos 100% da ração dos nossos animais na Coopersete, onde também estamos entregando nosso leite. Participamos dos programas de gestão e certificação da fazenda e vendemos genética de ponta para alavancar os plantéis dos associados que integram o Programa de Melhoramento Genético da CCPR”, relata Rodrigo Nogueira
História como produtor? “Quando tive a oportunidade de adquirir uma fazenda, dei início ao projeto de criação de gado que leva o nome da minha falecida mãe, que se chamava Elma. Ela educou muito bem a mim e meu irmão Alexandre. Isso me fez prosperar nos negócios e ter condições de comprar uma fazenda, que era um sonho de criança. Atualmente tenho duas propriedades no município de Inhaúma (MG): a Estancia Nogueira, onde resido, e a Fazenda Alvorada, que é a casa do Gir e Girolando Elma.”
“Nosso manejo é muito simples e eficiente. Os animais jovens, desde o nascimento e após mamar o colostro, passam pelo bezerreiro, onde ficam por 90 dias. E depois vão para os piquetes, onde recebem o trato no cocho até ter a confirmação de prenhes. As vacas de leite e de pista recebem trato. Fazemos duas ordenhas por dia e a média é de 30 kg de leite animal/dia”, explica Rodrigo Nogueira. Com 50 vacas em lactação, o conjunto dos animais da Fazenda Alvorada estão produzindo uma média de 1.500 kg/dia.
Em menos de três anos de atividade, marcados a partir do nascimento do primeiro animal do produtor, e há apenas dois anos participando de Exposições de Girolando, Rodrigo Nogueira é hoje o segundo melhor criador e terceiro melhor Expositor CCG 1/2 do Ranking Nacional do Girolando.
Durante o 33º Torneio Leiteiro da Megaleite 2024, a vaca do criatório Elma. a Jornada FIV Montross LPN, sagrou-se campeã na categoria 1/2 sangue, utilizando a Ração da CCPR. “Foi muito bem conduzida pelo meu primo e também xará, Rodrigo Nogueira”, reconhece. A jornada, que estava com apenas 45 de parida, terminou o torneio sadia e sem apresentar sinais de estresse. Recebeu como nutrição a Ração Lacmaster Ex-Premiom. Teve pico de produção de 105 kg de leite/dia e média de 95 kg/dia. O gerente técnico da CCPR, Guilherme Fonseca, explica que a Ex-Premion tem foco em saúde, produção de leite e otimização de consumo. Além da Jornada, outros animais do criatório Elma conquistaram premiações de destaque na mostra agropecuária.
Na Megaleite 2024, a vaca Jornada teve pico de produção de 105 kg de leite/dia e média de 95 kg/dia.
Conselho para ter sucesso na atividade? “Genética de primeira, planejamento das atividades e organização, além do controle financeiro visando um manejo eficiente e de baixo custo. No meu caso, também é fundamental o apoio da minha esposa Danielle Nogueira e dos filhos Gustavo e Alexandre”. O produtor também reconhece a importância dos colaboradores diretos e indiretos.
E como presidente do Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Sete Lagoas? “Tenho dois grandes desafios. Buscar maior participação e união da categoria para termos representatividade. Nosso setor é o principal PIB país, representamos o principal negócio do Brasil. Devemos assumirmos nosso papel de protagonista na sociedade. O outro é voltar os eventos no nosso Parque de Exposições JK, que é um dos melhores deste país.”
Em 2024, assim que Rodrigo Nogueira assumiu o Sindicato Rural, já aconteceram três eventos muito bons e importantes. Duas exposições: a “Lagoas do Leite”, que foi uma das maiores exposições de Gir e Girolando do interior de Minas Gerais, e a “Expo Sete Lagoas”, que trouxe Cavalo Mangalarga Marchador dos principais criadores da região. O Sindicato Rural também foi sede do “2° encontro da Mulheres do Agro é Cooperativismo”.