Plantas tóxicas e seus sintomas para os animais

As plantas consideradas como tóxicas são aquelas que, quando ingeridas ou em contato com o ser vivo, produzem no mesmo danos que diminuem a sua saúde ou causam-lhe a morte. Apesar de muitas vezes não parecer tão importante, as plantas tóxicas são responsáveis pela terceira causa de mortalidade de bovinos em nosso país, perdendo somente para a raiva e o botulismo. Além da morte de animais, podem ocorrer perdas da produtividade e uma maior sensibilidade dos animais a outras doenças. É importante ressaltar que antes de se atribuir a causa da morte de animais à ingestão de plantas tóxicas, seja feito pelo produtor um diagnóstico com um maior número de dados possíveis, incluindo uma investigação da área de pasto e cercanias, identificando as espécies ali existentes.

Além do efeito tóxico, como todas as plantas indesejáveis a uma pastagem, as plantas tóxicas são também consideradas “plantas invasoras”, concorrendo com as gramíneas existentes na área por água, luz e nutrientes, causando perdas na qualidade e produtividade da pastagem a ser oferecida ao animal. Sendo assim, é de grande importância que a área da pastagem esteja livre de invasoras. Seu combate pode ser feito com o uso de herbicidas ou capina. Além disso, o fato do animal só se alimentar de plantas tóxicas por fome ou pelo fato delas estarem misturadas a outras plantas comestíveis na área de pastejo, deixa claro ao produtor que uma área bem cuidada reflete em ganhos indiretos na criação dos animais.

Plantas tóxicas a animais: A (erva de rato), B (cavalinha), C (cambará), D (mamona), E (Mio-mio), F (Samambaia), G (Trombeteira) e H (Oficial de sala). Fonte: Plantas Daninhas do Brasil (Harri Lorenzi)

Barbatimão: reprodução por sementes. Sintomas: perturbação digestiva e aborto.- Cambará: reprodução por sementes. Sintomas: alterações dos sistemas digestivos, perda de apetite, apatia, fezes moles com sangue e fraqueza.

Cavalinha: reprodução por esporos e rizomas. Sintomas: perda de peso, andar cambaleante, dificuldade em se manter de pé e morte por enfraquecimento.

Cicuta ou funcho-selvagem: reprodução por sementes. Sintomas: perda da força muscular, tonteira, tremor, desordem visual, depressão respiratória e eventual paralisia.

Coerana: Reprodução por sementes. Sintoma: apatia e anorexia, narinas secas, pelos arrepiados, andar cambaliante, sonolência. Quando em pé, o animal mantém a cabeça baixa ou apoiada em obstáculos. Ocorre isolamento, diminuição dos movimentos do rúmen, salivação abundante, agressividade, tremores musculares.

Erva-de-rato ou cafezinho: reprodução por sementes. É a planta tóxica mais importante do grupo das plantas que causam morte súbita. Sintoma: morte súbita.

Flor de almas: reprodução por sementes. Sintomas: irritabilidade nervosa, inapetência, palidez das mucosas, urina escura.

Mamona: reprodução por sementes. Sintomas: distúrbios gastrointestinais, parada da ruminação, contrações abdominais e morte.

Mio-mio ou vassourinha: reprodução por sementes. Sintomas: anorexia, timpanismo, tremores musculares, inquietude (o animal deita-se e levanta-se frequentemente), secreção nos olhos, aumento de temperatura, dificuldade em andar, salivação abundante e morte.

Oficial de sala ou paina de sapo: reprodução por sementes. Sintomas: o animal move-se de um lado para outro, emite roncos surdos seguido de paralisação geral e morte.

Samambaia: reprodução por esporos e por rizomas. Sintomas: febre alta, hemorragias nas aberturas naturais, mucosas e pele, diarreia com coágulos de sangue, anemia e morte.

Trombeteira: reprodução por sementes. Sintomas: os animais ficam com secura na língua, pulso e respiração rápidos, cegueira parcial, esfriamento do corpo, fraqueza e morte.

Por José Francisco Rabelo Lara, Wânia dos Santos Neves, Karina Toledo da Silva, -pesquisadores da Epamig Centro-Oeste, Fazenda Experimental de Santa Rita, Prudente de Morais (MG).

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×