O dia 12 de junho é o dia nacional do produtor de leite

Através da Lei federal 14.870/2024, o dia 12 de julho foi instituído – e agora é comemorado – como o Dia Nacional do Produtor de Leite. Reconhecimento ao trabalho dedicado e abnegado dos que produzem um alimento sempre presente na mesa dos brasileiros. Na região, o maior destaque do agronegócio leite é a Cooperativa de Produtores Rurais de Sete Lagoas (Coopersete), fundada em 1948, responsável pela industrialização do leite e derivados da Marca SETE, e que deu origem embrionário à outras cooperativas de leite, como a de Jequitibá e de Santana de Pirapama.

O agronegócio leiteiro nacional, desde a produção da matéria-prima até a industrialização dos seus derivados, é fundamental para o abastecimento alimentar e promoção da renda, ao empregar cerca de 4 milhões de pessoas. O setor, que tem o segundo maior rebanho leiteiro global, atrás apenas da Índia, tem crescimento médio de 4% a 5% ao ano.

São aproximadamente 70 milhões de animais destinados à produção leiteira. E indiretamente movimenta outros setores econômicos, como o de rações (10% do volume de ração produzido no Brasil é destinado a pecuária de leite), produtos veterinários e inseminação artificial.

Os 10 maiores fornecedores de leite da Coopersete, com produção e volume entregue diariamente no mês de junho, foram: Huguete Emiliene Noronha Guarani, com 33.156 kg de leite; Mauro Antônio Costa de Araújo, com 22.704 kg de leite; Celina Puntel Candiotto de Carvalho, com 5.712 kg de leite; Maria do Carmo de Oliveira, com 3.432 kg de leite; Carlos Maurício Vasconcelos Gonzaga, com 2.768 kg de leite; Ilacir Pereira de Amorim, com 2.564 kg de leite; Adilson Guimarães Capanema, com 2.060 kg de leite; Epamig, com 1.107 kg de leite, Flávio Bittencourt Tavares, com 893 kg de leite; e Edimilson Lourenço de Freitas, com 790 kg de leite.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×