Acontece até 3 de agosto a 41ª edição da Nacional do Mangalarga Marchador, evento que começou dia 20 de julho, no Parque de Exposição Bolívar de Andrade, conhecido como Parque da Gameleira. Está trazendo 1.546 e a expectativa é de receber 200 mil visitantes até o final da mostra. O evento conta ainda com espaços gastronômicos, espaço kids e fazendinha, além de vários serviços.
A presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Cristiana Gutierrez, ressalta que o crescimento da raça é resultado do bom desempenho do agronegócio e também da grande versatilidade dos animais, apropriados para a lida no campo, a cavalgada, provas esportivas e exposições.
Pesquisas em andamento mostram que a equinocultura no Brasil movimentou de R$ 16 bilhões em 2016, evoluindo para R$ 30 bilhões em 2023. A estimativa é que o Mangalarga Marchador tenha uma participação da ordem de 31% nesse mercado.
A 41ª edição da Nacional do Mangalarga Marchador marca, também, os 75 anos da ABCCMM. Hoje, conta com mais de 24 mil associados e um plantel de 745.571 animais ativos.