Cartilha para produção do Queijo Minas Artesanal está disponível

A pecuária leiteira é uma atividade que mais contribuí para o desenvolvimento da agricultura familiar em Minas Gerais, estado que tem a maior produção no cenário nacional. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, aponta: Minas produziu 8,9 bilhões de litros de leite, representando 26,4% do total de 33,8 bilhões de litros produzidos no Brasil. Para auxiliar extensionistas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) elaborou uma cartilha, com todas informações necessárias para a produção de Queijo Minas Artesanal (QMA). Está disponível abaixo.

A fabricação de queijos em Minas Gerais é responsável por manter o Brasil no posto do 8º maior produtor de queijo do mundo. Pouco mais da metade do consumo em solo nacional vem de Minas Gerais, contribuindo com o crescimento da economia e a permanência do agricultor no campo. O QMA é típico exemplo de produto com condições de ocupar espaços nos mercados local e nacional. Considerando a necessidade de produzir com sustentabilidade o QMA tem forte potencial e constitui uma alternativa de vida digna no campo para as famílias produtoras.

A publicação abaixo, que pode ser baixada, objetiva fornecer alguns princípios básicos da fabricação do QMA, incluindo os controles necessários a que devem ser submetidos o leite e o QMA, os princípios da fabricação e da maturação e alguns tipos de defeitos.

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×