Dia de Campo sobre cria e recria de bezerras na Fazenda Varginha

Como é a colostragem correta? Quando iniciar o fornecimento de água? Qual é o ganho médio de peso ideal? O manejo das bezerras ainda é um tema cercado de dúvidas. Para levar conhecimento sobre a cria e recria de bezerras, a Cooperativa Central de Produtores Rurais (CCPR) e a Coopersete realizaram, na Fazenda Varginha, um Dia de Campo sobre o tema. O evento ocorreu em 25 de setembro e contou com palestra do médico veterinário da Cia do Leite, professor e doutorando da UFMG, Wallacy de Oliveira. Presentes, produtores rurais da região, técnicos e colaboradores das cooperativas.

“Foi um momento muito interessante. É importante trazer pautas fundamentais da atividade, como prevenção de doenças, alimentação correta e criação de bezerras. A presença de cada participante foi fundamental”, afirmou Ivan França Leão, proprietário da Fazenda Varginha e diretor da Coopersete.

Danielle Dias, supervisora da Central de Programas Agropecuários da CCPR, explicou que a ideia do Dia de Campo surgiu a partir de questionamentos sobre a criação de animais de genética superior, como as bezerras de FIV. “A CCPR possui um programa de FIV que contribui com o desenvolvimento da genética leiteira nas propriedades. Já superamos a marca de 20 mil prenhezes de fêmeas geradas por meio dessa iniciativa. A partir disso, houve a necessidade de levar conhecimento sobre a criação desses animais aos produtores da região”, concluiu.

Temas abordados

Obrigatoriamente, 10% de colostro do peso vivo da bezerra deve ser administrado através de mamadeira ou sonda, o mais rápido possível, em até 2 horas após o nascimento. O colostro utilizado deve ter grau Brix de 25 ou mais. Uma segunda dose, equivalente a pelo menos 5% do PV, deve ser fornecida na próxima mamada, sendo esse em até 10 horas após o nascimento.

Ofertar água limpa e fresca as bezerras desde o primeiro dia de nascimento.

Após a colostragem, ofertar ração a vontade para as bezerras, para ela comece a ter interesse pelo alimento, até chegar a consumir 1,5kg/dia para o desmame, que deve ocorrer em 90 dias, com 90kg de peso vivo.

Na fase inicial das bezerras oferecer sempre ração comercial, devido a fórmula ser mais precisa na inclusão de pequenas quantidades aditivos. Fazer essa ração na fazenda não é recomendado pela dificuldade em realizar uma mistura correta dos ingredientes necessários dessa fase.

O volumoso deve ser preferencialmente o feno, caso seja silagem essa deverá ser a partir dos 60 dias de idade.

O ganho de peso das bezerras deve ser no mínimo de 850g/dia de peso vivo na fase de cria e depois de desmamada de 650g/dia.

O peso ideal para emprenhar uma novilha é 65% do peso adulto do rebanho da fazenda e parir com 85% desse peso referência (Cada fazenda tem sua média)

Matéria publicada originalmente na Revista COOPERANDO, edição de 15 de outubro de 2024

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×