A partir de 1º de agosto, o chefe da Embrapa Milho e Sorgo, sediada em Sete Lagoas, será Vinícius Pereira Guimarães, com mandato de dois anos, podendo ser prorrogados por mais dois. Guimarães é Graduado zootecnia e Administração/Comércio Exterior, com mestrado em Zootecnia e doutorado em Produção Animal. Ambas as formações pela Universidade Federal de Viçosa.
Seu plano de trabalho está alinhado aos grandes desafios da agropecuária tropical, com foco em inovação, sustentabilidade e impacto real no setor. O compromisso, segundo Guimarães, será fortalecer o desenvolvimento de tecnologias para culturas mais resilientes, bioinsumos e sistemas integrados de produção, sempre em sintonia com as demandas do produtor rural.
“Quero ampliar nossa cooperação com instituições públicas e privadas e parceiros internacionais, transformando a Embrapa Milho e Sorgo em uma referência ainda maior em pesquisa aplicada” reforça. Além disso, o novo gestor afirma que pretende impulsionar iniciativas que integrem os ecossistemas de inovação para levar soluções tecnológicas ao campo com mais eficiência.
“Na gestão, será priorizada uma comunicação transparente, o desenvolvimento das equipes e um ambiente de trabalho colaborativo. Buscaremos melhorar nossos processos, captar novos recursos e melhorar a transferência de tecnologia, garantindo que nossas pesquisas gerem resultados concretos para a agricultura”, antecipa. “Pretendo conduzir a Unidade com foco em excelência, inovação e relevância, sempre em diálogo com a sociedade e com o setor produtivo” conclui o futuro chefe-geral.