Por Marcelo Guimarães, editor do Portal TEMPO VERDE |||||
Mauro de Melo Figueiredo, como presidente, Maurílio Vaz de Melo, como diretor Comercial, e Marcelo Azeredo Barbosa, como diretor financeiro, vão conduzir os rumos da Cooperativa Regional de Produtores Rurais de Sete Lagoas (Coopersete) nos próximos três anos (2025 a 2028). Foram eleitos por aclamação pelos associados presentes – e com direito a voto – na Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada dia 21 de março. Através da reunião, que aconteceu no auditório da Coopersete, os associados também elegeram os membros dos conselhos de administração e fiscal. O diretor financeiro Ivan Leão França, que deixou a diretoria da entidade, fez a leitura da única chapa apresentada.
O presidente Mauro de Melo Figueiredo registrou sua gratidão a Ivan Leão França. Era diretor financeiro da Coopersete e não fez parte da nova chapa: “Está se despedindo da diretoria em razão dos seus compromissos com a bela carreira na medicina”. E aos conselheiros Tulio Márcio da Silva Pereira Filho e Paulo Rogério Campolina Paiva, pela contribuição durante a última gestão. O diretor comercial Maurílio Vaz de Melo disse que no passado a cooperativa estava em dificuldade: “Hoje se encontra em um cenário favorável. Mesmo assim é necessário focar na busca de resultados. Somente deste modo a Coopersete poderá atender melhor ao produtor. A AGO encerrou com clima de união e comprometimento, reafirmando a Coopersete como uma cooperativa sólida, transparente, progressitas e voltada para o fortalecimento e desenvolvimento do produtor rural e agronegócio da região central de Minas Gerais.
DIRETORIA RECÉM ELEITA – Foram eleitos como Diretor Presidente: Mauro de Melo Figueiredo, Diretor Comercial: Maurílio Vaz de Melo e Diretor Financeiro: Marcelo Azeredo Barbosa. Conselheiros de Administração Titulares: Eduardo José Batista Maciel, Helvécio Marques, Ilacir Pereira de Amorim, Celso Aparecido Oliveira, Ernane Gonçalves de Paula e Waldir Botelho. Conselheiros de Administração Suplentes: Marcos Adão da Silva, Edmilson Lourenço de Freitas e Túlio Márcio Da Silva Pereira Filho. Membros titulares do Conselho Fiscal: Adilson Guimarães Capanema, José Aroudo de Paula e Antônio Fortunato Martins. Membros Suplentes do Conselho Fiscal: Ednaldo dos Santos Tavares, André Luiz dos Anjos Fonseca e Maria Elizabeth Cristeli.
SOBRAS FORAM DISTRIBUÍDAS – Os associados também aprovaram por aclamação a prestação de contas do Conselho de Administração, relativa ao exercício de 2024. Destinaram as sobras e debateram outros assuntos de interesse da entidade. Antes da votação do balanço, o contador da Coopersete, Rodrigo Avelar Rocha, explicou o relatório da diretoria para os presentes: “As contas foram apreciadas pelo Conselho Fiscal, que as aprovou por unanimidade e sem ressalvas”.
O valor das sobras apresentadas será distribuído para cada associado de forma proporcional a sua participação na movimentação em compras e volume de leite entregue junto a Coopersete durante o último exercício. O cooperado poderá utilizar seu saldo fazendo compras no armazém ou abastecimento no posto de combustível da Cooperativa. O crédito não usado até 30 de junho será revertido ao capital social do associado. Cooperados inadimplentes terão o valor abatido da dívida.
AGO participativa – O associado e ex-presidente da Coopersete, atualmente presidente da Cooperativa Central de Produtores Rurais (CCPR), Marcelo Candiotto Moreira de Carvalho, parabenizou os diretores e conselheiros da Coopersete pelo trabalho realizado. Destacou a importância das operações realizadas com os cooperados (Ato Cooperativo), o que possibilitou a recuperação de créditos tributários que impactaram no resultado positivo do balanço. E falou dos projetos da CCPR de alternativa de renda para os associados do sistema, como o “Recorte”, que prevê aquisição de bezerros dos cooperados para engorda e exportação, e a possibilidade de compra de milho dos produtores para atender a demanda da nova fábrica de rações da CCPR.
O cooperado Carlos Liboreiro Filho disse que a cooperativa traz muitas vantagens aos cooperados e que muitas vezes não é feita a devida divulgação, o que impede que os demais valorizem o fato de estarem associados. O cooperado Pedro Elysio de Freitas Figueiredo manifestou satisfação com o resultado apresentado pelo balanço e sugeriu que, para estimular compras no armazém pelos associados, elas fossem consideradas como a vista, com desconto, uma vez que o produtor já entrega leite. O cooperado Waldir Botelho registrou a importância das manifestações para o surgimento de boas ideias. O presidente Mauro de Melo Figueiredo agradeceu a participação de todos e se comprometeu em analisar todas as propostas trazidas durante a AGO.