Do campo à mesa do consumidor

Por Benjamin Salles Duarte, engenheiro agrônomo |||||

A economia rural com suas demandas e ofertas para abastecer os mercados interno e externo revela e exige permanente conectividade com a pesquisa agropecuária e gestão eficiente nas culturas e criações nos cenários econômico, social e ligado aos recursos naturais. A tomada de decisão continua conjuntural!

O econômico deve refletir renda suficiente para adotar as inovações tecnológicas; o social ao permitir qualidade de vida no campo ou bem-estar social das famílias; e a adoção de boas práticas sustentáveis na sinergia solo, recursos hídricos, fauna e flora nos estabelecimentos agropecuários que somam 5,073 milhões no Brasil, sendo 607,5 mil em Minas Gerais (IBGE).

A agroeconomia no contexto brasileiro é diversa, complexa, multifatorial, multidisplinar e sua dinâmica é através de sistemas integrados e conectados aos grãos, bovinocultura de leite e corte, suinocultura, avicultura, fruticultura, apicultura, piscicultura, floricultura, olivicultura, horticultura, viticultura e outros!

O crescente desempenho do agronegócio brasileiro numa série histórica desde a década de 1970 tem contribuído para abastecer o mercado interno e aumentar as exportações para mais de 170 mercados internacionais.

0 agro fechou 2023 com exportações recordes de US$ 166,4 bilhões e saldo de US$ 147,8 bilhões; vale ressaltar ainda que a China + União Europeia (27 países) responderam por 46,7% do valor total exportado e os EUA apenas 6,7%, sendo queesse dado permite muitas análises conjunturais e relevantes nos cenários globais!

Num conjunto de fatores associados, embora ainda não seja de amplo domínio do público urbano, o agro MG/BR traciona e demanda a pesquisa agropecuária, sementes, mudas, fertilizantes, rochagem, corretivos, defensivos, bioinsumos, agroindústrias. Somam máquinas e equipamentos agropecuários, aviação agrícola, agrosserviços, assistência técnica e plataformas digitais.

E mais, embalagens para alimentos in natura e processados, sistemas de armazenagem nos estabelecimentos rurais, portos, transportes e no compartilhar novos saberes, boas práticas sustentáveis nas culturas e criações!

Entretanto, faz-se também necessário assinalar a distribuição justa da renda per capita, que se reflete diretamente nos mercados e amplia o acesso aos alimentos, tecnologias, produtos e serviços. Muitos são os papéis exercidos pelo agronegócio na economia MG/BR.

As safras de grãos crescem numa série histórica e ao comparar a safra brasileira de 79/80 com a de 22/23 a oferta passou de 50,9 milhões de toneladas para 322,8 milhões ou mais 534,1%, e resulta também dos ganhos de produtividade por hectare cultivado e gestão tecnológica.

Contudo, acumulam-se avanços consideráveis nas ofertas de alimentos de origem animal e vegetal (BR) entre os quais; 5,2 bilhões de litros de leite em 1961 para 35,4 bilhões em 2023 (+ 580,7%)(FAO/IBGE).

A oferta de soja evoluiu de 19,8 milhões de toneladas na safra de 1990 para 154,6 milhões em 22/23 (+ 680,8%). Em MG, a fruticultura + horticultura no conjunto ocupam 286,3 mil hectares; promovem ainda 472,6 mil empregos diretos; ofertam respectivamente 4 milhões de toneladas de frutas e 3,8 milhões de toneladas de hortaliças (Emater-MG/Safra 23). Em nível nacional, são 4,1 milhões de hectares somados e 8,2 milhões de empregos diretos (Google).

A oferta de carne (BR) de frango passou de 1,25 milhão de toneladas em 1980 para 14,83 milhões em 2023 (+1.087%); carne suína, na mesma comparação, de 995 mil toneladas para 5,15 milhões (+418%); oferta de ovos de galinha de 12,59 bilhões em 1997 para 51,5 bilhões em 2023 (+316,5%)(ABPA).

Além disso, a população brasileira evoluiu de 119 milhões de habitantes em 1980 para 212,5 milhões em Julho/ 2024 (+78,5%)(IBGE). Qual a lógica? Os mercados continuam abastecidos e a produção supera o avanço da população.

O agronegócio mineiro revela ainda estreita sintonia com o agro brasileiro nas ofertas de alimentos; Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) também tem sido uma política pública de agronegócios voltados à compra da produção da agricultura familiar = segurança alimentar, nutricional e ambiental.

É preciso também ampliar o debate sobre o acesso à energia solar na agricultura familiar e suas vantagens no campo, inclusive na redução de custos e regularidade de oferta energética!

E mais, em 2023 o faturamento bruto da rede de supermercados (BR) foi de R$ 1 trilhão, algo em torno de US$ US$ 191 bilhões, que derivam das vendas totais de alimentos in natura e processados: MG é o 2º lugar após São Paulo!

Entre Janeiro e Outubro de 2024, o agronegócio mineiro respondeu em média por 41% do total exportado (MG) de US$ 35,2 bilhões (Seapa).      

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