Conheça as oportunidades de desenvolvimento da região Central Mineira, a nova fronteira agropecuária do Brasil. No segundo capítulo do documentário produzido pela Embrapa Milho e Sorgo com apoio da empresa Multitécnica, saiba o papel de diversas instituições, como a Embrapa, como promotores desse desenvolvimento.
O presidente da CCPR (Cooperativa Central dos Produtores Rurais) Marcelo Candiotto revela o potencial e os desafios. “Essa unidade – a nova fábrica de rações da CCPR – vem compor o futuro polo agrícola do estado de Minas Gerais”. Candiotto apresenta referências importantes para o início dos investimentos na região, a exemplo do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinneli, que corroborou o potencial e as vantagens competitivas da Central Mineira. “Vamos desenvolver essa região, vamos participar desse desenvolvimento junto com a Embrapa e com todas as instituições governamentais, particulares e empresários que estão aqui presentes”.
Frederico Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, revela as ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. “A Embrapa se estabelece atualmente com um papel mediador, moderno, contemporâneo, como uma Empresa de conciliar interesses do público, do privado e da parceria público-privada. A Embrapa se alinha a muitos para constituir alguns elementos fomentadores ou promotores desses movimentos inteligentes e criativos, produtores de impactos, no desenvolvimento da agricultura, na composição de alimentos, na complexidade das atividades empresariais e na distribuição de riqueza social”, explica.
O gerente de Agronegócios do Banco do Brasil para Minas Gerais Bruno Gonçalves apresenta as oportunidades de créditos e incentivos para o pequeno, passando pelo médio ao grande produtor. “A gente tem um papel fundamental nesse desenvolvimento local e estadual, junto a esse projeto da Embrapa”.
E, por fim, o tema “Bioinsumos e Sustentabilidade” é abordado pelo CEO da Simbiose Marcelo de Godoy de Oliveira. “Tecnicamente, a região Central Mineira é muito viável. Então, nós, como empresa, temos um papel importante de trazer um novo suporte econômico no crescimento e expansão dessa região”.
Sobre o documentário
Denominada como Web Série Central Mineira, o documentário é composto por quatro capítulos. A equipe produtora entrevistou personagens que mostram o potencial e as oportunidades de desenvolvimento socioeconômico da região Central Mineira, como o governador de Minas Gerais Romeu Zema; o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais Thales Fernandes; o presidente do Sistema Faemg Senar Antônio Pitangui de Salvo; o presidente da CCPR (Cooperativa Central dos Produtores Rurais) Marcelo Candiotto; o gerente de Agronegócios do Banco do Brasil para Minas Gerais, Bruno Machado Gonçalves; a diretora de Marketing do Grupo Multitécnica Marina Silva; o CEO da Simbiose Marcelo de Godoy de Oliveira; os produtores rurais Gustavo de Salvo (Fazenda Lagoa dos Currais – Cordisburgo-MG) e Rafael Collin (Fazenda São João | True Type – Inhaúma-MG); o presidente da Confraria Centro Mineira Cássio Siqueira; e o corpo gerencial da Embrapa Milho e Sorgo: Frederico Durães (chefe-geral) e Sara Rios (chefe de Transferência de Tecnologia).
Acompanhe os capítulos no canal da Embrapa Milho e Sorgo no YouTube
Movimento Central Mineira
O Movimento Central Mineira, concebido pela Embrapa, tem como objetivo transferir conhecimentos, tecnologias e promover conexões entre os diferentes atores, agentes e agências, para acelerar o desenvolvimento planejado da mais nova fronteira agropecuária do Brasil, integralmente em Minas Gerais. Nessa região, a CCPR (Cooperativa Central dos Produtores Rurais) está finalizando a construção da maior fábrica da América Latina para a produção de soluções nutricionais, como rações e suplementos minerais para animais. A nova unidade industrial está implantada em São José da Lagoa, distrito da cidade de Curvelo-MG.
Foram lançados a marca, o site e a Web Série Central Mineira. Para conhecer o site clique em www.portalcentralmineira.com.br .